RESUMO
Este trabalho surgiu de muitos estudos realizados na área de
Educação Física e de minha prática pedagógica na Escola de
Educação Básica João Hassmann e Escola de Ensino
Fundamental Professor José Vieira Corte, escolas municipais
da cidade de Brusque/SC. A partir das reflexões acerca dos
elementos que constituem um projeto de pesquisa e das
possibilidades de aplicá-lo, sendo o mesmo desenvolvido nas
escolas onde exerço minha prática docente. Isto posto, o
presente estudo tem por objetivo construir criticamente uma
visão da história do corpo do indivíduo através do tempo
histórico e do espaço escolar culminando com a pós-
modernidade e o Ciberespaço. Segundo Soares: ¨...a
Educação Física no Brasil possuiu uma influência
avassaladora da cultura Européia que, em um primeiro
momento necessitava da formação de patriotas...”.
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O Corpo
em serviço e a serviço do Capitalismo e suas várias
metamorfoses, aprisionou o corpo histórico/social e o tornou
dependente, de um sistema alienador e consumista. Gerações
de consumo estão sendo formadas. Passam pelos Bancos
Escolares e, esses, inertes, reproduzem voluntária ou
involuntariamente o modelo vigente. Foucault (1979)
questiona o poder e o corpo a serviço do mesmo sistema,
vigilante, punitivo e dominador. Sua dominação se perpetua e
transforma-se em controle do corpo histórico e cultural
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. Com
a evolução humana, avançasse o pensamento filosófico.
″...Pela primeira vez na história da humanidade, a maioria
das competências adquirida por uma pessoa no começo de
seu percurso profissional será obsoleta no fim de sua
carreira...” (LEVY, 1998). Nítido sinal de mudanças na
postura do homem e seu corpo capitalista industrial que parte
para uma nova etapa de sua evolução: o homem torna-se
tecnológico e navega pelo ciberespaço. A concepção teórico-
metodológica que norteou este trabalho foi à perspectiva
sócio-interacionista que enfatiza a necessidade de articular as
mediações no processo de ensino/aprendizagem partindo
sempre do conhecimento prévio do aluno, sua elaboração e
forma de sistematizá-los para a elaboração e (re) construção
do conhecimento novo.
Palavras chave: Educação Física; Tecnologia; Cultura.
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Ver Carmem Soares, 2004, pp 5-6, Educação Física, Raízes Européias no Brasil.
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Foucault faz uma análise rica e esclarecedora em seu livro A microfísica do Poder. (Graal, 1979).
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