
34 DIFICULDADES ACENTUADAS DE APRENDIZAGEM AUTISMO
de trabalho, mas crie situações especiais nas quais eles apareçam por um tempo mínimo
e, sempre em situações especiais, vá aumentando o tempo de exposição do aluno;
descubra e registre em suas anotações as atividades de que seu aluno gosta e as
atividades de que não gosta;
faça tentativas, com intervalo de tempo entre elas, de oferecer vagarosamente a seu
aluno atividades de que ele não gosta;
reforce todos os comportamentos adequados de seu aluno, mas sem exageros. O
elogio efusivo pode também descontrolá-lo;
caso você tenha observado algum ritual (ações em seqüência) que culminam em
descontrole, interrompa a seqüência ao primeiro indício;
quando tiver estabelecido um sistema de comunicação eficiente com seu aluno,
comece a introduzir, aos poucos, descontinuidades na rotina diária;
é importante que o aluno o identifique como alguém que lhe dê segurança, isto é,
que o reconforta, mas que também estabeleça limites;
mantenha um registro das ocorrências o mais preciso possível;
é muito importante que o professor mantenha o controle emocional;
depois de constatar que seu aluno já está familiarizado com seu sistema de trabalho,
introduza o NÃO ao seu sistema de comunicação e comece a responder com um
NÃO a alguns pedidos dele;
se o seu aluno ainda não sabe ir sozinho ao banheiro, acompanhe-o em intervalos
curtos e regulares de tempo e vá mantendo um registro para determinar o horário
mais adequado. Caso ocorra algum acidente, a atitude que costuma dar melhor
resultado é ignorar o ocorrido e diminuir temporariamente os intervalos de banheiro.
Peça que a família colabore agindo com a criança de forma análoga à da escola.
2.7 - Sistema de comunicação para alunos atendidos em classes especiais
O aluno em questão tem uma maior facilidade de compreensão visual, mas é importante
fazer uma avaliação para certificar-se de que o sistema de comunicação adotado seja claro
para ele. Algumas formas de comunicação desse aluno são:
se já sabe ler, pode adotar-se um sistema de comunicação por meio de uma agenda,
utilizando-se a linguagem escrita com palavras claras e precisas, verificando sempre
se esse sistema é funcional para esse aluno;
se o aluno não lê, mas pareia, verifique se ele compreende cartões com desenhos
das atividades e horários colocados em um painel que pode ser fixo na parede, ou
móvel, de forma que o aluno possa carregá-lo. Avalie essa forma de comunicação,
comece com uma ou duas figuras e vá introduzindo aos poucos novas figuras de
comunicação à medida que elas forem sendo ensinadas na situação de aprendizado;
se desenhos não funcionam, tente fotos da mesma forma que a descrita no item anterior;
por último se fotos não funcionam tente objetos concretos que se relacionem ao máximo
com a atividade proposta. Por exemplo, prato para pedir comida, copo para bebida.
Formas de comunicação da rotina para crianças com autismo e deficiência mental
com muita dificuldade de compreensão:
você pode colocar três atividades (que a criança já tenha aprendido) em três cestas