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• brincar com bolas de diferentes tamanhos e cores:
segurar, jogar, aparar, rolar, colocar dentro de
recipientes, retirar, etc.;
• andar descalço em diferentes tipos de solo;
• estimular a criança a lidar com obstáculos: retirar,
desviar, desmanchar, etc.;
• fazer encaixe, rasgar papel, montar peças, etc.
A intervenção oportuniza a criação de um ambiente que
medía o desenvolvimento da atenção, da percepção, da
memória e do pensamento. Contempla a intencionalidade das
ações; a classificação e a ordenação dos objetos; o exercício
do pensamento e da imaginação; a observação das relações
de causa e efeito entre os fenômenos circundantes; a
discriminação; focaliza as noções de conteúdo e continente, entre
outras habilidades.
O desenvolvimento cognitivo requer a participação ativa
da criança em todas as atividades. Implica a oportunidade de
exercitar suas sensações e movimentos, de modo a adquirir
informações, habilidades, atitudes, valores, etc. por meio do
contato com o mundo físico e social.
A atuação mediadora do professor é imprescindível, na
organização de experiências de aprendizagem que impulsionem
o desenvolvimento da criança, no processo de construção de
funções psicológicas sucessivamente mais evoluídas.
Sugestões de atividades cognitivas:
• explorar objetos de diversos tamanhos, formas,
peso, textura e utilidade, realizando movimentos
como apalpar, apertar, jogar, entregar e receber;
• estimular a criança a observar os acontecimentos
a sua volta, mostrando e comentando o que está
vendo;
• brincar com brinquedos diversos;
• cantar, dançar, imitar animais, brincar de roda,
folhear livros interessantes para a idade;
• realizar atividades que envolvam o sentido tátil:
objetos macios, duros, moles, etc.;