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encontra-se em consonância com os fins e valores da Educação Nacional e
princípios éticos-políticos e pedagógicos expressos na Lei de Diretrizes e Bases nº
9394/1996, bem como nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação
Infantil e Ensino Fundamental. Diante disso, espera-se que se construa um Perfil
Profissional baseado em competências, onde se evidencie a capacidade de:
x Conhecimento dos fundamentos teóricos, científicos e técnicos
necessários ao bom desempenho da função docente e ter clareza
dos princípios éticos, estéticos, legais e políticos que baseiam a
sua atuação como profissional e cidadão;
x Reconhecimento e respeito à diversidade manifestada pelos
seus alunos, nos aspectos cognitivos, culturais, físicos e sociais, o
que implica em atitudes de solidariedade e responsabilidade ao
buscar alternativas didáticas que viabilizem aprendizagens
significativas;
x Compreensão do papel social da escola e do professor, domínio
dos conteúdos de ensino, dos meios (instrumentos) e
procedimentos didáticos, organização e administração das
situações de aprendizagem;
x Atuação profissional na qual a relação teoria-prática aconteça de
forma articulada, envolvendo conhecimentos, habilidades, valores
e atitudes e que seja didaticamente consistente, direcionada a
objetivos coerentes em relação aos fins educacionais, às
propostas curriculares, às capacidades e ao nível de
aprendizagem/desenvolvimento dos alunos;
x Investigação do contexto educativo na sua complexidade e
análise da própria prática profissional, tomando-a continuamente
como objeto de reflexão para compreender e gerenciar os efeitos
das ações propostas, a avaliação de seus resultados e sua
sistematização, na perspectiva da elevação do padrão de
qualidade da atuação docente e da aprendizagem dos alunos;
x Trabalho em equipe, metacomunicação, negociação, gestão das
diferenças e dos conflitos mediante o diálogo interdisciplinar e da
troca de experiência com outros profissionais, da participação
solidária e cooperativa no trabalho coletivo de elaboração, gestão
desenvolvimento e avaliação do projeto educativo da escola;
x Intercâmbio com outros profissionais pela participação em
associações da categoria em eventos de natureza científica,
cultural e sindical;
x Administração do seu conhecimento profissional, num diálogo
permanente entre os diferentes saberes, através de uma postura
interdisciplinar e da elaboração e desenvolvimento de projetos
pessoais de estudo e trabalho;
x Visão globalizada acerca das questões que envolvem o trabalho
docente, autonomia para tomada de decisões, consciência do seu
papel na tomada de decisões e responsabilidades pelas opções
decididas. (NATAL, 2001, p. 12-13).