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O projeto - O Programa de Formação de
Professores Indígenas do Parque Indígena
do Xingu para o Magistério tem como ob-
jetivo formar 53 professores indígenas dos
povos Kuikuro, Kalapalo, Matipu, Nahukuá,
Mehinako, Waurá, Aweti, Kamaiurá, Trumai,
Suiá, Kaiabi, Yudjá, Tapaiuna e Panará, que
lecionam atualmente para cerca de 850
alunos, entre crianças e adolescentes, em
30 escolas em funcionamento.
O Programa de Formação teve início
em 1994 com a Associação Vida e Ambi-
ente, com apoio da Rainforest Foundation
da Noruega. Em 1996 passou a ser geren-
ciado pelo Instituto Socioambiental. Até
novembro de 1998, nove cursos foram re-
alizados, sendo que sete contaram com a
parceria financeira do Ministério da Educa-
ção e do Desporto. O programa se realiza
através de dois cursos anuais ministrados
por especialistas -lingüistas, antropólogos,
matemáticos e educadores- e de acom-
panhamento pedagógico às escolas indí-
genas nos períodos intermediários entre os
cursos. O Programa tem impulsionado o
estudo das línguas indígenas faladas no
Parque do Xingu e a produção de ortogra-
fias, que permitam o ensino da língua indí-
gena nas escolas e a produção de materi-
al didático-pedagógico diferenciado. Até
este momento, quatro livros foram edita-
dos com apoio do MEC (Geografia Indíge-
na, em 1996, Tisakisü, em 199, Kamajura
Jemo'etap, em 1988 e Livro de História, em
1998), e outros 5 estão em fase de publica-
ção.
O Programa, reconhecido em 1998
pelo Conselho Estadual de Educação do
Mato Grosso, tem uma duração prevista de
6 anos e pretende capacitar os professo-
res indígenas como educadores e pesqui-
sadores de suas culturas, de forma que eles
se tornem os agentes do processo de ensi-
no e aprendizado de suas escolas e sejam
capazes de formular e conduzir currículos
próprios, adaptados à sua realidade. Para
isso, o Programa tem investido no estudo,
por parte dos professores indígenas, de suas
línguas nativas e no desenvolvimento da
escrita nessas línguas, de forma a garantir
o uso da língua indígena ao longo de todo
o processo educacional, como disciplina
em si e como instrumento de ensino em
todas as outras disciplinas do currículo es-
colar. Temas como preservação dos recur-
sos naturais, melhoria de saúde e qualida-
de de vida, invasão de madeireiros, garim-
peiros, pescadores e caçadores, alternati-
vas econômicas e relacionamento com a
sociedade envolvente, em especial a dos
municípios vizinhos, têm sido tratados nos
cursos visando uma integração da escola
no cotidiano dos grupos indígenas do Par-
que do Xingu. O Programa de Formação
dos Professores está articulado com dois
outros programas existentes dentro do Par-
que do Xingu: o de formação de agentes
indígenas de saúde, promovido pela Uni-
dade de Saúde e Meio Ambiente da