4.5 Quando se formam as classes de idade
Conforme Lopes da Silva:
Quando a criança alcança de nove a doze anos de idade os meninos
deixam a casa dos seus pais e passam a morar numa “casa dos solteiros”,
recebe alimentos que suas mães e irmãs sempre lhes enviam, mas
dormem sempre nesta casa. Espera-se que andem todos juntos, que
divida tudo entre si, que sejam recatados e que evite o contato com as
mulheres. Isso se prolonga por cinco a seis anos, durante os quais os
meninos são formados, desenvolvendo as qualidades que nesta sociedade
são prezados como típicas de um verdadeiro homem: força, resistência
física, agilidade, destreza, agressividade. Também nesta época que
aprendem a confeccionar seus instrumentos de trabalho e defesa e seus
ornamentos.
As técnicas de caça, agricultura e pesca, bem como atividades como a
dança, o canto, a corrida com toras de buriti são também intensamente
desenvolvidas nesse período.
A fase termina com os rituais de iniciação que se prolonga por seis
meses, e que marcam a passagem da adolescência à idade adulta. Só
depois disto é que são permitidas as relações sexuais. Os rapazes têm
então de dezesseis a dezoito anos. Suas noivas são ainda meninas. Uma
vez iniciados, os rapazes são vistos como aptos para a vida sexual. Sua
aprendizagem sexual faz-se, quase sempre, com uma cunhada (a esposa
do seu irmão). Com ela e com outras cunhadas terão uma vida sexual
geralmente ativa, até que chegue o momento da construção de seu
próprio casamento (1978, p. 64).
Esta classe de idade é formada quando os “AI´REPUDU” entram na puberdade e
começam a dar muito trabalho em casa, importunando as meninas. Então, os pais e os
velhos reúnem-se e discutem a formação da categoria dos “WAPTE”.
Antes da formação desta categoria, há um ritual específico de preparação que marca a entrada destes garotos no “HÖ”. Resolvida a
entrada dos “AI´REPUDU” no “HÖ”, os velhos e os pais destes garotos conversam com os futuros padrinhos e marcam a data para o
início da formação desta categoria. Iniciam fazendo o rito da impostação das funções do novo “DANHOHUI´WA”. Os
“DANHOHUI´WA” antigos passam solenemente suas funções para os atuais padrinhos dos “WAPTE”. Este novo grupo de
padrinhos e velhos vai preparar o rito. Reúnem os “AI´REPUDU” maiores e iniciam a formação da nova categoria.
A celebração começa sempre com a luta do “OI´O”. Terminada a luta os meninos que vão para o “HÖ” pintam-se juntamente com
seus padrinhos. “O pai deve ter colhido algodão em abundância em sua roça, a fim de confeccionar o grande colar de algodão
(ABADZI)” (Lachnitt, 2002, p.39). No fim do dia, o garoto enfeitado, traz nos ombros um grande colar com penas de arara amarrado
no pescoço.
O pai coloca ainda duas penas de periquito em suas costas na altura da
cintura e entrega-lhe arco e flecha os quais ele deve pegar com a mão
esquerda colocando-os embaixo do braço e na outra mão um cestinho
com castanha de coco. “Assim preparado, o irmão maior pintado de
“PAHIWATSA” (pintura tipo urubu caçador), espera-o com o “UIBRO”
(borduna de sucupira) na mão direita. O “AI´REPUDU” segue seu irmão
maior ao “WARÔ, onde se coloca a direita dele. Quando todos os
candidatos estiverem reunidos no “WARÔ, os padrinhos dos atuais