videotape ganhava cada vez mais adeptos, já que as produções em película nem
pagavam o investimento.
Em 2001, a crise dos países do Mercosul, em especial a Argentina, lançou os
uruguaios numa recessão econômica que atingiu todos os setores da sociedade. A
bloqueadas pelo Banco Central.
de cinema e das sete salas de
e um milhão de pesos - continua
mateca. A instituição mantinha
nado, único na América Latina,
te. Quase falida, a Cinemateca
nto de um fundo de emergência
10,00) par adão e um
acréscimo de igual valor para os sócios
Cinemateca Uruguaia teve suas contas financeiras
O dinheiro necessário à manutenção da escola
exibição mantidas pela entidade - algo em torno d
retido, ameaçando o bom funcionamento da Cine
um laboratório de restauração em Camino Maldo
mas com a crise sua produção caiu drasticamen
apelou para a sociedade uruguaia com o lançame
no valor de 75 pesos (o equivalente a quase R$ a cada cid
lquer
filme realizado. Realizar longas como El dirigible (1992), de Pablo Dotta, que
171
. A Cinemateca precisa, sobretudo, de
verba para restauração, tendo já provado seu valor: o laboratório da Cinemateca
Uruguaia auxiliou na preservação de verdadeiros ícones do cinema mundial, como
a versão com viragens de O gabinete do dr. Caligari (Das Kabinett des Dr.
Caligari, 1920), de Robert Wiene
172
. Por tudo isso, e principalmente por se tratar
de um país de reduzida população, a produção atual de longas-metragens
dificilmente ultrapassa dois filmes por ano, a maioria resultando de co-produções
com as vizinhas Argentina e Brasil, além de algumas parcerias com a Europa. O
pequeno mercado uruguaio é insuficiente para recuperar os custos de qua
171
Bloqueio financeiro ameaça cinemateca de Montevidéu. Diário O Paraense, 25/02/2004, in:
http://www.oparaense.com/cultura-45.htm, ativo em 12/05/2004.
172
Cinemateca Uruguaia, in: www.cinemateca.org.uy, ativo em 25 de junho de 2005.
173