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Plano de
Marketing
O Plano de Marketing (divulgação) é baseado no princípio dos “4 Ps”: produto, preço, praça/ponto de venda e
promoção. O empreendedor deve elaborar um plano de marketing que apresente um produto atraente para
atender as necessidades do seu público-alvo, deve vendê-lo a um preço que corresponda à realidade desse público
e à média do mercado. Deve, ainda, disponibilizar o produto nas praças (locais) onde se encontra seu consumidor.
Para chamar a atenção, o empreendedor utiliza a promoção.
É fundamental para o sucesso do negócio que o empreendedor tenha definido qual será a aparência de seu
produto/serviço, quem serão os compradores potenciais, onde eles estão e quanto custará o seu produto.
Uma alternativa para o empreendedor com recursos limitados é perguntar para alguns conhecidos - e outras
pessoas que se enquadram no perfil dos compradores em potencial - se eles comprariam o serviço que pretende
lançar. Caso a resposta seja positiva, o próximo passo é perguntar se o preço é atraente. Com isso, o empreende-
dor fez uma pesquisa de mercado “caseira” e colheu informações que poderão ajudá-lo a melhorar sua estratégia.
Voltando ao exemplo do Zé da Praia, em seu bar, o produto/serviço é
a alimentação. Ele ficou meses analisando o perfil dos turistas que
freqüentavam os outros bares e a praia (público-alvo), percebeu que
eram pessoas de alto poder aquisitivo e que muitos deles eram estran-
geiros. Logo, juntamente com seu sócio cozinheiro, montou um cardá-
pio de petiscos e pratos mais elaborados e com ingredientes mais
caros e, também, encomendou uma versão em inglês do cardápio para
atender aos clientes estrangeiros.
Para definir os preços do cardápio, Zé da Praia começou com as
bebidas. Pesquisou em outros bares e adotou o mesmo preço da con-
corrência. Com relação aos pratos, primeiro calculou o custo de elabo-
ração de cada prato, depois levou em conta as despesas mensais do
bar e diluiu esse valor de acordo com a expectativa de vendas para,
finalmente, adicionar a margem de lucro de 30%. Só para garantir, tam-
bém conferiu se os preços de seus pratos eram equivalentes aos dos outros bares. Optou por não oferecer o preço
mais baixo, mas por oferecer qualidade no atendimento, nos pratos e no ambiente (praça), uma vez que seu
público-alvo tem alto poder aquisitivo e prefere gastar um pouco mais em troca de mais qualidade.
Plano de Vendas
O Plano de Vendas diz respeito aos recursos que serão disponibilizados para venda do produto, quais canais
de vendas serão explorados, quais estratégias serão adotadas para aumentar as vendas e qual a expectativa de
vendas a curto, médio e longo prazo. O empreendedor tem que ter muito claro em sua mente que existem custos
para vender o serviço/produto.
No caso do exemplo de Zé da Praia, como o empreendimento é um bar, o produto/serviço só poderia ser prestado
no local do estabelecimento. O que fazer para chamar os clientes em potencial para dentro do bar? Como fazer com
que os clientes consumam comidas e bebidas? Zé da Praia, no início de seu plano de negócios, percebeu que uma
ducha chamaria mais clientes e também resolveu pintar as mesas de seu bar em cores diferentes (custo de vendas,
investiu capital para poder vender mais), dando uma aparência moderna ao seu estabelecimento, diferenciada dos
outros bares.
Uma vez com o cliente em seu bar, ele precisará, agora, de uma estratégia para fazer o cliente consumir: pensou
que um cardápio com aparência interessante passaria ao cliente uma boa imagem com relação à qualidade dos
pratos servidos e, como conseqüência, venderia mais. Pelas suas observações no plano de vendas, Zé da Praia
observou, também, a freqüência de muitas crianças que poderiam consumir em seu bar. Definiu, então, que venderia
sorvetes em palito e colaria uma placa indicando que, no seu bar, havia sorvetes.
Assim, de maneira simples, Zé da Praia traçou uma estratégia de vendas, em que teve despesas com as tintas para
pintar as mesas, com a instalação de uma ducha, com a confecção de um cardápio com boa aparência, com a compra
de um freezer para sorvetes e com a placa de indicação. Mas, em compensação, essas ações aumentarão suas vendas
no futuro.
Procedimentos jurídicos
Antes de abrir uma empresa, é preciso saber que existem despesas para poder fazer com que ela funcione legal-
mente. Todo empreendimento tem que ser registrado. As informações sobre esses procedimentos legais podem ser
encontradas na internet, na Receita Federal, em órgãos de incentivo ao empreendedor ou em qualquer empresa de
contabilidade.
Um negocio é obrigado por lei a emitir nota fiscal de suas vendas, pagar os impostos referentes e divulgar um
balanço anual para a Receita Federal.
Voltando ao exemplo do Zé da Praia, ele não tinha muito conhecimento sobre os procedimentos legais para
abrir sua empresa e mantê-la funcionando legalmente. Conversou, então, com outras pessoas que abriram seu
Finanças Aluno.p65 27/3/2007, 10:3742