
Módulo III
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Ecoturismo
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Ecoturismo
Vejamos um texto sobre empresas que ofertam viagens de ecoturismo:
Em pesquisa realizada junto a agências de ecoturismo do Brasil, a Profa. Doris Ruschmann verificou que a maioria
das agências foi fundada entre os anos de 1986 e 1990, possui de 1 a 4 sócios, cuja faixa etária oscila entre 24 e 35
anos, em São Paulo, e entre 36 e 45 anos nos outros estados. Grande parte possui instrução superior nas áreas de
humanas e biológicas e, dentre os motivos que os estimularam a criação das empresas, foram citados: experiência
prévia como guia ecológico em outras agências, o interesse pela natureza ou “hobby”. As empresas possuem de 1
a 5 funcionários e muitos deles trabalham como guias “free lancers”. Para divulgar seus produtos, utilizam a mídia
impressa (jornais/revistas), mala direta e participação em “workshops” no Brasil e no exterior. O faturamento médio
mensal da maioria das empresas situa-se por volta de US$ 20.000 e poucas (9,5%) acusaram um faturamento acima
de US$ 111.000 por mês. Quanto aos equipamentos que possuem, a grande maioria citou mais de 5 linhas
telefônicas para operação “on-line” para reservas de passagens nas companhias aéreas. 52,3% das agências
pesquisadas de São Paulo e 28,5% de outros estados operam apenas com “pacotes” de ecoturismo, e as demais
trabalham com todos os tipos de turismo. Quanto às épocas de maior procura por viagens ecoturísticas, citaram os
meses de julho, dezembro, janeiro e fevereiro (férias escolares) e os feriados prolongados – religiosos ou cívicos.
A duração média da maioria das viagens (69,3%) é de 1 a 3 dias, e 42,8% registram uma duração de 4 a 9 dias.
Em São Paulo, 38,1% das agências de ecoturismo realizam excursões com grupos de 31 a 40 pessoas, e os grupos
de 11 a 20 pessoas são comercializados por 23,8% dos entrevistados. Nos demais estados do país, os agentes
declaram organizar grupos de 11 a 20 pessoas. O meio de transporte mais utilizado nas excursões ecológicas é o
ônibus, seguido do avião, barcos (motorizados ou não), automóvel e trem. Ressalte-se que a deficiente malha
ferroviária do país limita as excursões e passeios de curta duração em trens turísticos.
Nos destinos, os deslocamentos são predominantemente feitos a pé, com barcos (motorizados ou não), animais
de montaria e bicicletas. As atividades desenvolvidas durante as viagens ecológicas constituem-se de caminhadas,
banhos nos rios, raftings, estudos do meio, safáris fotográficos e brincadeiras recreativas. Além disso, os turistas são
orientados sobre o comportamento adequado à proteção do meio visitado e às características dos ecossistemas,
recebem informações sobre a fauna, a flora e o manejo dos equipamentos (barcos, remos, etc.). O alojamento
utilizado pela maioria das agências constitui-se de pousadas ou hotéis simples, campings e albergues da juventude.
Apenas 19,5% dos agentes entrevistados utilizam hotéis de luxo para acomodarem os seus clientes durante suas
visitas ecológicas.
Caracterização da demanda
A demanda turística refere-se a quem utiliza os serviços de uma localidade, propriedade ou empreendimento turístico.
A demanda, ou público-alvo, do ecoturismo é composta, normalmente, de pessoas com nível elevado de escolarida-
de e renda, que desejam conhecer e experimentar o convívio com a natureza e estudar o meio ambiente; entre eles estão
os observadores de aves e outros animais, estudantes em viagens a campo ou visitas técnicas e também os turistas
tradicionais que, em meio à sua programação convencional, buscam programas de ecoturismo próximos ao seu destino,
porém de forma leve, com pouco esforço físico.
No turismo rural, o visitante costuma viajar com a família e busca o contato com a vida no campo. O turista rural
procura entrar em contato com os moradores da propriedade visitada e participar de suas atividades rotineiras como
colheita de frutas e vegetais, ordenha de vacas, secagem e moagem de grãos e elaboração de doces e compotas. Além
disso, o turista rural busca a alimentação típica da localidade, quer ouvir estórias e músicas tradicionais, conhecer o modo
de vida das pessoas daquela área, seu sotaque, modo de vestir, etc.
No caso do turismo de aventura, a principal motivação da viagem é a busca de emoções e aventura, estar com amigos,
conhecer novas pessoas e exercitar-se fisicamente.
Na demanda, devemos prestar atenção, principalmente, a esses fatores: procedência do visitante, poder de compra,
faixa de idade, atividades ou interesses específicos, forma de viajar, tempo disponível, sazonalidade
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, características
especiais (deficientes físicos, por exemplo).
Vejamos um pouco mais sobre a demanda de ecoturismo:
Quanto aos segmentos ou tipos de “ecoturistas”, em termos gerais, podem ser assim identificados como
ecoturistas típicos ou comuns: famílias, com instrução superior e nível de renda muito bom que desejam conhecer e
experimentar o convívio com a natureza e ter contatos culturais; os cientistas normalmente subsidiados por bolsas de
instituições de pesquisa; os observadores de aves e outros animais; os aventureiros que praticam esportes de
aventura na natureza; e os novos ecoturistas, turistas tradicionais que, em meio à sua programação convencional, se
interessam por um programa de ecoturismo próximo ao seu destino, porém de forma leve, sem níveis elevados de
esforço físico e dispondo de poucas informações anteriores à viagem.
Pesquisa conduzida pela Profa. Doris Ruschmann indica que a maioria dos clientes de agências de ecoturismo no
Brasil (83,6%) é constituída de turistas brasileiros, com rendimentos individuais mensais situados entre US$ 1.300
e US$ 2.000. A motivação de viagem que predomina na opção por uma viagem ecológica é o contato com a natureza,
seguida pela busca de emoções e aventura, curiosidade, estar com amigos, conhecer novas pessoas, estudar o meio
ambiente e exercitar-se fisicamente. Turistas de todas as faixas etárias participam das excursões ecológicas, desde os
15 anos até aqueles com mais de 56 anos, havendo, porém, uma predominância dos clientes da faixa etária situada
entre os 26 e 55 anos. Quanto ao sexo dos turistas ecológicos, as agências da cidade de São Paulo registram a
predominância de clientes do sexo feminino (63,9%) e os outros estados apresentam um equilíbrio entre turistas do
sexo masculino e feminino. O grau de instrução de 75,3% dos ecoturistas equivale ao curso superior completo ou
em andamento (estudantes) e as profissões liberais predominam no item relacionado à ocupação dos entrevistados.
A indicação de amigos e parentes influencia 61,5% dos turistas entrevistados na escolha da agência de ecoturismo
e 40% declararam que já realizaram mais de 10 viagens ecológicas.
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Variação da demanda ao longo de um período de tempo, refletindo, muitas vezes, períodos de alta e baixa estação.
Ecoturismo_Sil.P65 26/3/2007, 13:4937