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Futurismo: inicialmente um movimento literário fundado pelo poeta Filippo Tommaso Marinetti, na Itália, em
1909, que posteriormente se disseminou para a arquitetura, escultura, música, pintura e cinema. A principal
característica do futurismo é o culto à tecnologia, às máquinas e sua potencialidade, rompendo com o passado.
Destaque: Giacomo Balla (1871-1958), Marinetti, Carlo Carra, Russolo.
Fovismo (Início do séc. XX): exagero, principalmente, no uso de cores fortes e contrastantes. O nome “fovismo”
vem do francês fauve, que significa ruivo, dourado, como em geral são as obras fovistas, ou seja, apresentam uso
de cores que lembram o fogo. Os pintores fovistas desejavam exaltar a cor pura, o instinto e o primitivo. Desta-
ques: Inimá de Paula, André Derain, Donatello, Dufy, Matisse, Marquet, Tadashi Kaminagai.
Cubismo (Início do séc. XX): originário da França e inspirado nos conselhos de Cézanne a Picasso, para
observar a natureza em termos de esferas, cones e cilindros. O Cubismo decompunha um objeto em formas
geométricas, mostrando vários ângulos numa mesma composição. Propunha-se reformular a representação, de
modo a torná-la um ato de criação e não de cópia. Porém, a dificuldade em relacionar os vários ângulos de um
objeto representado no método cubista limitou os artistas à escolha de objetos e formas familiares em seus
temas. Destaque: Pablo Ruiz Picasso (1881-1973), Fernand Léger, Georges Braque.
Surrealismo (Anos 1920/30): a expressão “Surrealismo” foi criada em 1924 para denominar um grupo de
artistas que pretendia criar algo mais real do que o real. André Breton foi o principal fundador e teórico desse
movimento artístico e literário, que apresentava rigor na forma e preferência por temas que enfatizassem o
onírico, dando vazão às forças criativas do inconsciente. Destaque: Salvador Dali (1904-1989), Giorgio De Chirico,
Joan Miró, Henri Rousseau, Max Ernst, Magritte.
Construtivismo (1917): também conhecida como arte geométrica, utilizava-se das formas geométricas puras
– a linha, o ponto, o quadrado, o triângulo, o círculo – para elaborar projetos e obras que se harmonizassem com
um modo de vida racional e não violento. Utilização da tecnologia moderna por meio de materiais como plástico
e metais para compor obras abstratas. Destaque: Lygia Clark, John Graz.
Expressionismo (Início do séc. XX): termo utilizado para referenciar o movimento das artes visuais alemãs cuja
inspiração foi Van Gogh. Com método comparado ao da caricatura, o
Expressionismo distorcia as formas naturais e exagerava na expressão para
enfatizar as emoções e mostrar os fatos de forma sincera. Ainda que a expres-
são fosse de dor, sofrimento, violência ou pobreza, havia uma manifestação de
respeito à miséria humana, implícita no movimento. Destaque: Edvard Munch
(1863-1944), Amadeo Modigliani, August Macke, Paul Klee.
Expressionismo abstrato (1940): também conhecido como “pintura de
ação”, desenvolveu-se nos Estados Unidos e dava ênfase à liberdade das for-
mas e de expressão. Os métodos utilizados baseavam-se na rapidez da pintura,
a fim de não perder a espontaneidade da criação. O movimento teve influência
do misticismo oriental no que se refere à espontaneidade e simplicidade na
criação. Destaque: Jackson Pollock (1912-1956), Piet Mondrian, Victor Vasarely,
Wassily Kandinski, Le Corbusier.
Arte Pop (1960): desenvolveu-se principalmente nos Estados Unidos e In-
glaterra e utilizava imagens da sociedade de consumo como cartazes publicitá-
rios, embalagens, anúncios e cenas da televisão e cinema para compor as obras,
a fim de romper com o exclusivismo da arte dita intelectualizada e culta. Desta-
que: Andy Warhol (1928-1987), Allen Jones, David Hockney, Richard Hamilton.
1) Desenhe e pinte um mesmo objeto de sete formas diferentes:
a) faça um esboço com lápis preto macio (nº 2);
b) use somente lápis preto macio (nº 2) para os detalhes;
c) pinte, em detalhes, imitando as cores reais do objeto;
d) pinte-o com cores extravagantes;
e) alongue as formas do objeto no sentido vertical;
f) alongue as formas do objeto no sentido horizontal;
g) recrie o objeto, fazendo uma colagem com quadradinhos de papel colorido em forma de mosaico;
Monte uma exposição com os desenhos de todos os colegas e verifique se há relação entre os desenhos e os
estilos estudados.
A arte pop de Andy Warhol
Crédito: Reprodução/Galeria Leo Castelli (USA)
Cultura_1_Sil.p65 26/3/2007, 13:4228