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Jogos e atividades para trabalhar as operações
dois ou três algarismos, compará-los (quando procu-
ravam o lugar correto de colar no álbum) ou ordená-
los (ao organizar as figurinhas, antes de colá-las).
A professora sabia muito bem que todas essas ativi-
dades (interpretar, comparar e ordenar) são fundamen-
tais para a compreensão do sistema de numeração. Con-
cluiu então que o álbum de figurinhas seria uma ótima
atividade para sua classe, que estava tendo alguma difi-
culdade com os números altos, de dois ou três dígitos.
Por outro lado, ela estava também desenvolven-
do com a classe um estudo dos mamíferos brasilei-
ros, que despertava grande interesse nas crianças.
Juntando as duas coisas, a professora resolveu pro-
por a realização de um álbum de figurinhas com os
animais estudados. A idéia foi aceita com entusiasmo.
Durante algumas aulas, discutiram como fariam o
álbum. Decidiram que cada página teria seis
figurinhas e seria dedicada a um animal, com um
pequeno texto referente a seu modo de vida. As
figurinhas, por sua vez, apresentariam informações
relativas à alimentação, ao ambiente em que o bicho
vive, a seus predadores etc.
A classe tinha 25 alunos. Eles dividiriam entre si as
tarefas de escrever o texto e desenhar as figurinhas.
Quando terminassem de preparar o álbum, ele seria
xerocado para que cada um tivesse sua própria coleção.
Propostas de cálculo
As crianças conheciam o dobro e a metade de alguns
números e estavam habituadas a buscar formas pes-
soais de resolver alguns problemas de multiplicação,
mas ainda não haviam estudado a conta armada. A
professora lançou então a seguinte pergunta:
Quantas figurinhas teremos em um álbum, se cada
um de vocês desenhar seis figurinhas?
Pedro: Temos de colocar 25 vezes o número 6 e de-
comentadas anteriormente. Além disso, usou o jogo como
base para alguns problemas de enunciado, tais como:
• Num jogo de 21, Carlos tinha um Ás, um 5 e um 8. Se
no centro da mesa já jogaram um 10 e um 5, qual a
carta que ele deve pôr? Por que você acha isso?
• Nesse mesmo jogo, Maria pôs um 8 e completou
21, ganhando todas as cartas daquela rodada. Em
que número havia chegado a soma das cartas an-
tes de ela jogar?
• Numa das rodadas, dois jogadores lançaram suas
cartas. José era o terceiro. Jogou um 9 e completou
21. Que cartas podem ter sido jogadas pelos dois
colegas que jogaram primeiro? Discuta com seus
colegas quantas possibilidades existem para José
conseguir esse resultado.
Avaliação da atividade
Ao avaliar a atividade, a professora constatou que seus
alunos haviam podido operar de diversas formas com
os números, em uma situação de grande envolvimento.
Além disso, pensaram em critérios diferentes para esco-
lher a carta e, ao explicar suas opções, no final do jogo,
cada um aprendeu um pouco com as propostas dos co-
legas, ampliando suas possibilidades.
Enquanto estavam jogando, as crianças realizaram
muitas contas diferentes. Ela concluiu que um jogo
adequado às possibilidades dos alunos e àquilo que
se pretende ensinar pode valer por mil problemas!
O álbum de figurinhas
Observando seus alunos no recreio, a professora de
uma classe de 3
a
série viu o enorme envolvimento de
todos com os álbuns de figurinhas.
Refletindo, percebeu que, nessa brincadeira, as
crianças eram obrigadas a interpretar números de