CADERNOS TEMÁTICOS Nº 7 DEZ. 2005
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mo, por sua natureza ampla, requer uma postura interdisciplinar dos
agentes envolvidos.
Segundo Moesh (2002, p.43):
[...] o olhar interdisciplinar, que possibilita a troca e a cooperação, possibilita a
organicidade, estabelecendo pontos entre ciências e disciplinas não comunicantes
que, por meio do fenômeno turístico, são ultrapassadas e conservadas, apontando
a permanente incompletude do processo de investigação teórico, desafio posto
para os sujeitos implicados numa concepção de sustentabilidade prática e teórica
para o turismo do próximo milênio.
A identificação da área a ser estudada, a definição dos limites para
o estudo e o estabelecimento da metodologia a ser utilizada foram o
ponto de partida no trabalho da comissão.
Integram a área de Turismo e Hospitalidade as atividades relativas
a turismo, hotelaria, gastronomia e eventos. Tais atividades aparecem
evidenciadas de forma bastante clara nas instruções normativas esta-
belecidas pelo Conselho Nacional de Educação, quando define, em
sua Resolução 3/99 e Parecer 436/01, as atividades de formação pro-
fissional, inter-relacionadas ou não, referentes à oferta de produtos e
à prestação de serviços turísticos e de hospitalidade. Essas instruções
estabelecem que para o nível técnico, ou seja, operacional, os serviços
turísticos incluem agenciamento e operação, guiamento, promoção
do turismo e organização e realização de eventos; e, também, hospi-
talidade, que inclui os serviços de hospedagem e de alimentos. Para o
superior, incluem as atividades em nível tático nas diferentes fases da
produção de bens e serviços, desenvolvidas num processo que inclui
planejamento, promoção e venda e gerenciamento da execução do
turismo, da hotelaria, da gastronomia e de eventos.
A amplitude da área de Turismo e Hospitalidade é um fator que
dificulta o seu estudo e, por isso, obrigou a comissão a restringir
o trabalho de pesquisa a três, dos quatro setores em que a área se
divide: meios de hospedagem, eventos e guiamento. O setor de
Gastronomia, o quarto setor da área, foi deixado de fora por uma
questão estratégica. As condicionantes, em termos de estrutura
física e humana necessárias para o funcionamento desse setor, não
permitem que o Cefet/SC, considerando suas atuais limitações
em termos de laboratórios e profissionais especificamente qualifi-
cados, possa nele atuar, no médio prazo. Assim, esse setor deverá
ser estudado num momento futuro, tão logo exista a condição de
criação de cursos a ele relacionados.
Considerando os três setores a serem estudados e suas particularida-
des, a comissão decidiu adotar uma metodologia de estudo independente
para cada um. As metodologias adotadas vão desde pesquisa de mercado
e pesquisa de campo do tipo observatória, a entrevistas, pesquisas biblio-
gráficas, promoção e audiência de palestras e debates com professores,
acadêmicos e, também, consultas à rede internacional de computadores.
O trabalho de pesquisa é realizado com a clareza de se ter dois
objetivos a alcançar: identificar as necessidades de profissionaliza-
ção na área de Turismo e Hospitalidade; e propor alternativas de
cursos para supri-las. A sua espinha dorsal é a idéia de sustenta-
bilidade. E, as ações da comissão são desenvolvidas com base em
Angela F. Brognoli é mestre
em Letras – Inglês e Literatura
Correspondente – Análise do
Discurso/UFSC; coordenadora
da Parte Diversificada do Ensino
Médio (período de 2000/2002);
pesquisadora do Laboratório de
Imagem e Oralidade (LIO); profª
de Inglês do Cefet/SC.
Cláudia Hickenbick é especialista
em História Social; pesquisadora
do Laboratório de Imagem e
Oralidade (LIO); coordenadora
da Parte Diversificada do Ensino
Médio (2005); profª de História
do Cefet/SC.
Daniela de Carvalho Carrelas é
mestre em Turismo e Hotelaria/
Univali; coordenadora dos
Cursos de Turismo e Hotelaria do
Cefet/SC (2002 ); Especialista da
área de Turismo e Hospitalidade
do MEC/Setec desde 2003;
pesquisadora do Laboratório de
Imagem e Oralidade (LIO); coor-
denadora da Parte Diversificada
do Ensino Médio (2004); profª
de Espanhol do Cefet/SC.
Fátima Regina Teixeira é mestre
em Engª de Produção – Ergo-
nomia/UFSC; pesquisadora do
Laboratório de Imagem e Ora-
lidade (LIO); profª de Recursos
Humanos do Cefet/SC.
Telma Amorim é graduada
em Letras Português e Língua
Estrangeira/Inglês; coordena-
dora dos Cursos de Turismo e
Hotelaria do Cefet/SC – período
de 1999/2003; coordenadora
da Parte Diversificada do Ensino
Médio (2004); pesquisadora
do Laboratório de Imagem e
Oralidade (LIO); profª de Inglês
do Cefet/SC.