cada cliente faz do produto. Deste modo, pode-se dizer Que a percepção do cliente dependerá
de sua cultura, seus valores e crenças, até mesmo de seu estado emocional do momento, o
que pode levar a uma modificação do produto observado. Em outras palavras, uma pessoa em
um dado instante percebe uma inovação no produto, porém, devido aos fatores elencados
acima, em um outro momento pode ter um entendimento completamente diferente daquele
anterior. Na opinião de Barbieri (1997), na área produtiva, inovação significa o estabelecimento
de novidades materializadas através dos produtos, processos e mesmo, serviços, tanto os
novos como os modificados.
Para efeito deste trabalho, entende-se "... inovação tecnológica como um processo
realizado por uma empresa para introduzir produtos e processos que incorporem novas soluções
técnicas, funcionais ou estéticas" (Barbieri, 1997, p.67). Porém, além desse entendimento, é
incorporado o elemento ambiental, ou seja, só se caracteriza como uma verdadeira inovação
tecnológica aqueles processos que levem em conta a introdução de técnicas e conceitos que
estejam de acordo com os preceitos do desenvolvimento sustentável, obviamente quando
existe a necessidade de tal inclusão. Inovação tecnológica relaciona-se também a novidades
relativas ou absolutas. As inovações relativas ocorrem quando a introdução de novidades se dá
apenas no âmbito da empresa, enquanto que a absoluta ocorre quando a novidade é para toda
a indústria, isto é, para todo um setor produtivo.
Conforme relacionado por Barbieri (1997, p. 68) as inovações podem se apresentar
nas seguintes formas: "1) novo processo produtivo, ou alteração no processo existente, isto é,
alterações em máquinas, equipamentos, instalações, métodos de trabalho (...) geralmente
introduzidos com o objetivo de reduzir custos, melhorar a qualidade ou aumentar a capacidade
de produção; 2) modificações no produto existente, ou a substituição de um modelo por
outro, que cumpra a mesma finalidade básica, muitas vezes acrescidas de outras complementares;
3) introdução de novos produtos integrados verticalmente aos existentes, ou seja, fabricados a
partir de um processo produtivo comum ou afim; e 4) introdução de novos produtos que
exigem novas tecnologias para a empresa".
Diante do exposto pode-se dramatizar o assunto, repetindo Batista (1993) ao considerar
que antes de que novas e melhores tecnologias sejam uma constante no mercado tem-se que
passar por um período de transição entre o antigo modo de produção e o novo; entre o modo
poluidor e o modo limpo ou ambientalmente correto através das tecnologias limpas. Rattner
(1994, p.38) corrobora com a assertiva esclarecendo que "... há uma tendência de se exaltar
OE
MENTO DE CIÊNCIAS DA ADNIN5
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