
desempenho de trabalho de promoção comercial, tais como, demasiada
burocracia, falta de pessoal e estrutura de apoio, lentidão, falta de treinamento,
desconhecimento do assunto tratado, entre outras causas.
6. Na sua opinião, quais deveriam ser os principais atributos do Setor de Promoção Comercial face à
nova realidade mundial e às necessidades brasileiras em comércio internacional, por ordem de
prioridade? (1 muito importante / 2 pouco importante)
O universo total das respostas foi tomada em consideração, apesar de alguns responderem com
múltipla escolha e outros não responderem adequadamente. Os resultados não chegarão a 100% em
virtude da múltipla escolha
Resultados: 1(%) 2 (%)
-Pesquisar o mercado em setores promissores para produtos
e serviços brasileiros 82,93 06,10
-Dar orientação básica e preliminar sobre o mercado
(tarifas, regulamentos de importação, restrições, ...) 76,83 17,07
-Participar ativamente em casos de Defesa Comercial 69,51 18,30
-Identificar e apoiar em feiras e exposições 68,30 09,76
-Monitorar, setorialmente, as atividades dos países concorrentes
(contratos fechados, acordos assinados, feiras organizadas, ...) 67,07 30,49
-Participar ativamente em Câmaras de Comércio locais 67,05 19,51
-Identificar, a pedido, potenciais importadores/distribuidores 65,85 20,73
-Promover institucionalmente o Brasil e seus produtos através
de visitas constantes a Associações, Federações e outras
entidades locais 65,84 19,51
-Enviar informes periódicos sobre economia e negócios locais 43,91 40,24
-Dar apoio administrativo (tradução, marcar reuniões, ...) 29,27 48,78
Outras atividades:
Observamos que entre outras atividades, os Secoms também devem se preocupar com uma
- Base de dados atualizada,
- Promoção da marca Brasil,
- Monitoramento do comportamento tarifário e não tarifário (barreiras não-
tarifárias),
- Entrar na guerra comercial ao lado das empresas brasileiras,
- Fazer parte das negociações dos acordos comerciais bilaterais,
- Fornecer informações cadastrais de importadores contra riscos comerciais,
- Analisar riscos políticos do país em questão,
- Dispor de espaço para organizar showrooms de produtos brasileiros,
- Promover workshops no Brasil sobre mercados selecionados,
- Promover workshops sobre o Brasil potencial no exterior sobre a oferta
brasileira de produtos e serviços,
- Disponibilizar estatísticas e informações sobre importação do país, alíquotas
de importação, legislação comercial e técnica,