
139
COLEÇÃO EDUCADORES
______. Renovação educacional católica: Lubienska e sua influência no Brasil. São
Paulo: Cortez & Moraes, 1978.
BAUMANN, M. S. de S. Efeitos do treinamento do professor, no conhecimento e manipu-
lação de materiais montessorianos por meio de filme. 1977. Dissertação (Mestrado em
educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BRULLÉ, H. A modernização dos métodos: os métodos ativos. Pesquisa e plane-
jamento, São Paulo, v. 4, n. 4, pp. 164-171, jun. 1960.
CASTILHO, A. L. Montessori rima com Haiti. Educação – Sindicato dos estabeleci-
mentos de ensino no estado de São Paulo. São Paulo, v. 09, n. 105, pp. 22-24.
DOMENICO, E. C. G. de. Metodologia de ensino para a iniciação matemática fundamen-
tada na pedagogia montessoriana. 1988. Dissertação (Mestrado em educação) – Uni-
versidade Federal do Paraná, Curitiba.
FAITARONE, M. A. Montessori diante dos problemas da educação hoje. 1993. Disser-
tação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.
FERRARI, M. A criança como protagonista. Nova Escola. São Paulo, v. 18, n.
164, pp. 32-34, ago. 2003.
GAIO, R. et al. A eficiência do corpo deficiente: um estudo sob a ótica da teoria
da complexidade. Movimento & Percepção. Espírito Santo do Pinhal, SP, v. 9, n.
13, jul./dez. 2008.
GOBBI, G.; CAVALLETTI, S. Educação religiosa, liturgia e método Montessori. São
Paulo: Paulinas, 1968.
GRANATO, T. A. C. Confronto entre métodos pedagógicos através de uma perspectiva
antropológica. 1973. Dissertação (Mestrado em educação) – Pontifícia Universi-
dade Católica do Rio de Janeiro.
GUIRADO, M. et al. Influência do método Montessori na aquisição da noção de
seriação. Caderno de Pesquisa, n. 26, pp. 81-86, set. 1978.
INSTITUTO PEDAGÓGICO MONTESSORI. Ata da sessão solene de abertura do
primeiro congresso brasileiro de educação montessoriana. São Paulo: Instituto Pedagó-
gico Montessori, 1974.
JORDÃO, L. P. Influência da orientação Montessori na vida da criança. São Paulo:
Lyceo Coração de Jesus, 1922.
JÚLIO, A. A. O método Montessori: estudo de representações de professores
utilizadores do método. [s.d.]. Dissertação (Mestrado em educação) –Pontifícia
Universidade Católica de Campinas.
LAGÔA, A.; MAGALHÃES, Y. Como a criança aprende, segundo Montessori.
Nova Escola, São Paulo, v. 9, n. 79, pp. 26-29, out. 1994.
MARIA MONTESSORI EDITADO.pmd 21/10/2010, 09:42139