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A expressão mobiliza o corpo (gesto, movimento, mímica, dança;
a mão (experimentação, desenho, construção); a palavra (chamado,
canto, discurso), a escrita (leitura, escrita, códigos), a arte (pintura,
música, poesia, teatro). A utilização destas diversas maneiras de ex-
pressão na vida cotidiana prova a importância e o valor das mani-
festações não verbais, geralmente negligenciadas e mesmo comple-
tamente sacrificadas pela escola e pela maioria dos testes, que fazem
uso da linguagem articulada ou dos códigos convencionais:
As aptidões que marcam as crianças bem dotadas são frequentemente a
precocidade da linguagem, a disposição para ler cedo e sozinho e a não se
trata de escrever, trata-se de elaborar, compor etc.., no sentido de que esta
elaboração pode ser apenas oral ou oral e escrita. De fato, tais manifesta-
ções são bem vindas para favorecer a adaptação nas disciplinas escolares
e estão relacionadas com os resultados dos testes habituais, o que era de
se esperar, uma vez que sua padronização havia sido estabelecida tendo
em conta as competências escolares. Neste procedimento há um equívo-
co que consiste em confundir a inteligência com a linguagem, um equí-
voco que herdamos da filosofia grega e que serviu de fundamento para
o nominalismo
4
. (Antologia de textos extraídos de manuscritos inéditos...)
De fato o verbo se constitui em um instrumento cômodo,
mas toda cultura que a ele se limite cai inevitavelmente no verbalis-
mo
5
, comentário sem fim. É o o saber fazer dos profissionais que
asseguram a evolução técnica; nesta área, a atividade inteligente
implica em procedimentos, independente das palavras, e que se
atribui facilmente ao sentido prático. Em seu trabalho de orienta-
ção profissional, Decroly consagrou algumas monografias muito
cuidadas às qualidades específicas necessárias para ser um, carpintei-
ro, um encadernador, um desenhista etc., mas, principalmente, ele
também concebeu três testes originais, o das “caixas para abrir”,
de dificuldade crescente e cuja manipulação silenciosa demonstra a
existência de raciocínios não verbais.
4
Nominalismo é uma doutrina filosófica segundo a qual os conceitos universais são
abstrações. (Nota do tradutor.)
5
O termo verbalismo é usado aqui no sentido de afogar, sob uma quantidade grande de
palavras, a ausência de ideias (Larousse, 2001, nota do tradutor).
DECROLY EDITADO.pmd 21/10/2010, 09:1323