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ANTONIO GRAMSCI
revivescência ou menção, evocação, invocação do fato fixado nela.
O simulacro muitas vezes se tornou rito, isto é, intenção de suscitar
realmente o acontecimento representado. Ainda ligadas, por inter-
médio dele, aos gestos eficazes dos quais ele surgiu, a imagem e a
ideia podem se atribuir um poder direto sobre as coisas – o deno-
minado “poder mágico”. Sem falar dos primitivos para os quais o
rito é instituição, a ilusão de eficiência direta que a ideia conserva
tem como causa simplesmente uma delimitação que permaneceu
insuficiente como na infância, ou que voltou a ser insuficiente como
na emoção, entre os diferentes domínios da consciência.
Os gestos de simbolização, dos quais o simulacro é o exemplo
mais concreto, podem efetivamente contribuir, na medida em que
perdem sua semelhança imediata com a ação ou o objeto, para se-
parar a imagem e a ideia das próprias coisas, levá-las para o plano
mental em que relações menos individuais, menos subjetivas e cada
vez mais gerais possam ser formuladas. Mas, ao mesmo tempo, na
medida em que são necessários para a fixação, a evocação e ordenação
das ideias impõem-lhes suas próprias condições especiais. O pensa-
mento se perde quando, sob a miragem das abstrações crescentes,
crê poder abandonar qualquer vínculo com o espaço, que,
gradativamente, é o único que pode trazê-lo de volta para as coisas.
O gesto, aliás, extrapola a si mesmo para chegar ao signo. Um
movimento se inscreve em grafite numa parede ou em rabiscos sobre
um papel; esse efeito pode chamar a atenção da criança que tenta
então repeti-lo, esboçando assim uma atividade circular em que o
gesto e o traço vão se comparando através de suas variações. Logo
depois, porém, o ciclo se rompe pela necessidade sugerida ou espon-
tânea de dar aos traços uma significação. Essa relação é, inicialmente, a
primeira ideia que ocorre sem nenhuma condição de semelhança.
Depois, a criança compõe seu desenho seguindo um tema, mas com
elementos bem mais convencionais do que imitativos: é daí que vem o
que chamaram de seu realismo intelectual por oposição ao realismo
WALLON EDITADO.pmd 21/10/2010, 09:5788