transatas) em que o ato de pensar é pensamento dinâmico, em
acontecendo, fluente, vibratório, aderente à vida, ao mundo, tal
como eles são em REALIDADE, no passo que o objeto do
pensamento é pensamento acabado, pronto, estático, parado, fixado,
imobilizado na essência, no conceito, no princípio, na lei, na pura
IDEALIDADE.
Ora, a vida, as coisas, o mundo, tudo é movente, cambiante,
calidoscópico, vir-a-ser, tornar-se, devir, como o notara Heráclito, e
o pensamento dinâmico... por ser ato de pensar, acompanha a vida, o
mundo, buscando fixar os aspectos cambiantes desse mundo em
quadros parados, estáticos, sob a forma de conceitos, de essências.
Por isto, os conceitos e as essências são pensamentos parados,
semelhantes ao que obtemos com um filmador cinematográfico. Se
fosse possível representar pictograficamente os conceitos,
poderíamos fazer uma série dessas representações que seria como
um filme, não de imagens ou figuras, mas de conceitos. Projetadas
essas representações numa tela de cinema, teríamos um "discurso
visto" com os olhos. Um discurso é isso: uma série de conceitos
arranjados de modo a dar-nos um sentido. Cada conceito ocupa o
lugar do ausente que lhe corresponde, em nossa inteligência, porém,
esse ausente não aparece na forma primária, como imagem
refletida em nosso psiquismo, parelha, portanto, à realidade
exterior, com todos os seus pormenores, e sim, como ausente
conceptual, genérico, irrepresentável por figura, e que, portanto, só
pode simbolizar-se por palavra. Uma palavra simboliza um conceito,
e um conceito representa uma multidão de entes individuais seme-
lhantes. O conceito fixa na imobilidade da idéia, somente o que for
comum à multidão dos entes semelhantes vistos in natura. Aqui, na
Natureza, está a realidade que, de fato, existe; lá, no mundo interior,
subjetivo, estão os conceitos e as essências fixados na
intemporalidade, e que, portanto, não existem, porque existir é estar
no tempo; as essências e os conceitos são, como entes de razão,
mas não existem, por estarem fora do tempo, da causalidade, do
espaço, da mobilidade, etc.
Assim como a realidade cambiante do mundo se fixa na série
de quadros do filme; assim como uma sinfonia se fixa nos sulcos
do disco; de modo semelhante, graças ao ato de pensar, o mundo, as
coisas, a vida, o movimento se congelam rio imobilismo dos
conceitos, das essências. Todavia, as essências, os conceitos não
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