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ANTONIO GRAMSCI
quando, nas lições de língua materna, fazem-se ilustrar poesias ou descrições,
quando se substituem técnicas manuais, como escrever ou desenhar, por outras
técnicas, como enfileirar ervilhas, arranjar combinações de pauzinhos, etc.”
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Nisso
há ensino pelo aspecto, ensino ativo ou ensino pelo jogo, de modo
algum ensino pelo princípio do trabalho manual. (pp. 351-352)
3.6 Kerschensteiner não tolera o mais ou menos, o trabalho
mal acabado, o amadorismo. Quer que as crianças defrontem di-
ficuldades verdadeiras, lutem com a matéria e com as ferramentas,
despendam esforços físicos e reflitam. É das dificuldades, das ig-
norâncias, dos embaraços que deve sair a verdadeira instrução, ao
mesmo tempo em que o caráter se forma e se afirma. Existe,
assim, uma ação formativa que brota do objeto, das coisas e é
uma provocação constante à inteligência, ao ensaio, à pesquisa, à
compreensão, à verificação. O projeto é, aqui, aprendizagem do
manejo da ferramenta e dos elementos do ofício. A criança que
nisso se aplica com alegria, porque gosta de manipular coisas, tra-
balhar “de verdade”, instrui-se por essa própria aplicação. Coser
bem, cortar bem a fazenda depois de bem havê-la escolhido, tri-
cotar bem, preparar bem os alimentos, nas próprias condições
dos ofícios, traz exigências morais, mas também problemas inte-
lectuais numerosos, cuja solução leva aos livros, aos laboratórios, à
instrução. Serrar bem, aplainar, trabalhar a madeira, efetuar traba-
lhos de jardim nas mesmas condições, traz os mesmos progressos
e conduz às mesmas aquisições. As faculdades intelectuais são, en-
tão, vigorosa e seriamente exercitadas; e, pelos trabalhos executa-
dos com reflexão e inteligência, penetra-se “no círculo de ideias e nas
maneiras de pensar de onde nasceram, por necessidade psicológica, os métodos de
trabalho empregados”. Assim se adquirem, de forma viva e pelo es-
forço (erarbeiten), os bens de civilização da comunidade humana:
“a língua, os usos e costumes, as constituições e os sistemas jurídicos, a religião,
as noções e as leis científicas, as próprias ciências, os valores artísticos, os recur-
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BEGRIFF DER ARBEITSSCHULE, p. 70. (Nota 69)
GEORG KERSCHENSTEINER_ES.pmd 21/10/2010, 09:20130