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COLEÇÃO EDUCADORES
tenham espaços nos procedimentos didático-pedagógicos até os
dias atuais
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.
Mesmo o estudo dirigido — usado com sucesso por pro-
fessores de vários países — foi abandonado por muitos edu-
cadores, que não queriam ser cunhados de tecnicistas. Pode-se
dizer que embora o ensino a distância, com a utilização intensa
de novas tecnologias, praticamente inexistisse nas décadas de
1970/1990
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, tem reproduzido nos dias atuais as virtudes e os
vícios do ensino presencial, que do nosso ponto de vista está
impregnado de conceitos do behaviorismo skinneriano. Isto tem
impedido uma utilização mais ampla das potencialidades da
tecnologia avançada, resultando no que poderíamos chamar de
uma proposta empobrecida de ensino a distância
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.
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Para ensinar por meio da instrução programada e das máquinas de ensinar, são usados
os princípios do reforço. Oferece-se a informação e pede-se a execução de uma atividade
a partir dela. Se o aprendiz acerta, é estimulado a continuar, recebendo novas informa-
ções e procedendo-se com estas do mesmo modo; se o aprendiz erra, não pode avançar:
deve voltar ao começo, até que faça corretamente o solicitado. A diferença entre a
instrução programada impressa e a máquina de ensinar está no procedimento instrumen-
tal. Em vez de apresentar o comando para voltar ao começo, a máquina trava, apenas se
destravando quando há acertos.
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Vale lembrar que ainda na década de 1980, a Secretaria de Educação do Estado de São
Paulo, por iniciativa da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas – CENP,
desenvolveu o Projeto IPÊ, do qual participamos, utilizando três tipos de recursos a
distância, que contribuiu para a formação de quadros na área educacional em todo o
Estado: a) textos produzidos e distribuídos com antecedência para todos os inscritos; b)
aulas e debates transmitidos para pela TV Cultura, em dia e hora programados e devida-
mente divulgados; c) debates sobre as temáticas tratadas na Rádio Cultura, com a
contribuição de especialistas respondendo às questões levantadas ao vivo, após a emis-
são pela TV, pelos participantes.
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Em uma análise que fizemos dos trabalhos escolares dos alunos de Pedagogia a
Distância – EAD, da Universidade Metodista de São Paulo em 2008, a partir da experiên-
cia avaliativa do conjunto das produções (cf. Alves, 2008), nos aspectos a preservar,
encontramos a manifestação frequente da criatividade; o estabelecimento constante de
relações interdisciplinares; a valorização da cultura da imagem; o uso das diferentes
linguagens expressivas; a prática de pesquisas na internet e a espontaneidade na produ-
ção dos textos. Os aspectos negativos, a serem superados relacionam-se, quase todos,
às questões formais da escrita, o que se encontra também nos cursos presenciais; a
existência de erros ortográficos e de concordância; de trechos de textos em que falta
clareza nas ideias expressas; de orações incompletas (com ausência de verbos, por
exemplo); e de frases muito longas (que, se separadas por pontuações corretamente
colocadas, permitem uma melhor compreensão do discurso).
BURRHUS FREDERIC SKINNER EDITADO - NOVA ANTOLOGIA.pmd 21/10/2010, 09:0235