234
FERREIRA, Cláudia Pires. Quatro salas d'O Museu Darbot. Dissertação (Mestrado em Literatura).
Univ. Federal de Santa Catarina. Curso de Pós-Graduação em Literatura. Florianópolis, 2000.
FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain de. “Antropofagia no país da sobremesa”. Revista Brasileira de
Literatura Comparada, nº 5, Salvador, ABRALIC (2000), p. 55-63.
FREIRE FILHO, João. “A TV, os literatos e as massas no Brasil”. Revista Contracampo – n. 08 –
Jan./2003 - Pós-graduação em Comunicação - Univ. Federal Fluminense – Niterói, p. 105-124.
FREIRE, Marcelino. Angu de sangue. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000.
G
ARCÍA
C
ANCLINI
, Néstor. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade.
Trad. Heloísa P. Cintrão e Ana Regina Lessa. São Paulo:
EDUSP
, 1997.
GLEISER, Marcelo. “Ciência e Hollywood”. Folha de São Paulo, 31 de outubro de 2004.
GIL, Fernando C. O romance da urbanização. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999.
GOMES, Renato Cordeiro. Todas as cidades, a cidade: literatura e experiência urbana. Rio de
Janeiro: Rocco, 1994.
---. “O que faremos com esta tradição? Ou: relíquias da casa velha”. Revista Brasileira de
Literatura Comparada, n. 5, Salvador, ABRALIC, 2000, p. 43-54.
HABERMAS, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira
Lopes Louro. 5. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
HARRISON, Marguerite Itamar “‘Sao Paulo Lightning’: flashes of a city in Luiz Ruffato's Eles
eram muitos cavalos". Luso-Brazilian Review - University of Wisconsin - Volume 42, Number 2,
2005, p. 150-164.
HELENA, Lúcia. Totens e tabus da modernidade brasileira: símbolo e alegoria na obra de Oswald
de Andrade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1985.
HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence (Orgs.). A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 1997.
HOLLANDA, Heloísa Buarque de (Org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da
cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria e ficção. Trad. Ricardo Cruz. Rio
de Janeiro: Imago, 1991.
HUYSSEN, Andreas. “Literatura e cultura no contexto global”. In: MARQUES, Reinaldo; VILELA,
Lúcia (Orgs.). Valores: arte, mercado, política. Belo Horizonte: Editora da UFMG; ABRALIC, 2002.
JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. Trad. Maria Elisa
Cevasco. São Paulo: Ática, 1996.
KITTLER, Friedrich A. Discourse Networks 1800/1900. Transl. Michael Metteer. California:
Stanford University Press, 1992.
LEFÈBVRE, Henri. A revolução urbana. Trad. Sérgio Martins. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
LIMA, Luiz Costa (Org.). Teoria da cultura de massa. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
LIMA, Venício de. Mídia: teoria e política. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001.
LINK, Daniel. Como se lê e outras intervenções críticas. Trad. Jorge Wolff. Chapecó: Argos, 2002
(Coleção Vozes Vizinhas; Vol. II).
LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Trad. Ricardo C. Barbosa. 5. ed. Rio de
Janeiro: José Olympio, 1998.
MATTOS, Sérgio (Org.). A televisão na era da globalização. Salvador: Edições Ianamá; São Paulo:
Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 1999.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. Trad. Décio
Pignatari. São Paulo: Cultrix, s.d.
MELAMED, Michel. Regurgitofagia. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
MELLO, Jefferson Agostini. “Espaços infernais: o contra-lugar da obra de Luiz Ruffato”. In: X
Encontro Regional da ABRALIC – 2005 - Rio de Janeiro - ABRALIC 2005. (Sentidos dos lugares: o
local, o regional, o nacional, o inter-nacional, o globalizado).
---.
“Permanência do provisório”. Novos Estudos - CEBRAP – Março de 2006 - n. 74 - p. 221-231.