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ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO
UNIDADE 2 | O “ATOR” PROFESSOR NA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
The Escola de Educação Física do
Exército (EsEFEx - The School of Physical
Education of the Army), founded in 1919,
has produced
national (until the 1980s) and international
military and civilian instructors and
trainers in physical education and sports.
The school was the main
supporter of sports medicine in the
country in the 1930s and produced 6,137
professionals, 180 of whom from 12
countries, up to 2002. The EsEFEx also
played a very important role in the set-up
process of the sport sciences in Brazil in
the 1970s.
Today it is linked to the Centro de
Capacitação Física do Exército (Center
of Physical Preparation of the Army),
which is the institution in charge of
research and development of physical
activities towards health and fitness in
the preparation of the military.
Escola de Educação Física do Exército – EsEFEx
RENATO SOUZA PINTO SOEIRO E RAFAEL PINHEIRO
The School of Physical Education of the Army – EsEFEx
Origens. Em 1919, um grupo de
ociais e cadetes da Escola Militar -
RJ fundou a “União Atlética da Escola
Militar” e se propôs a promover a
sistematização da Educação Física
nos meios militar e civil. Era um núcleo
de idealistas inuenciados pela Missão
Indígena, cujos esforços culminariam
com a criação da Escola de Educação
Física do Exército. À frente deste
movimento, achava-se o Tenente
Newton Cavalcanti, seu incentivador
maior, que mais tarde foi diretor da
Escola. Neste contexto, o primeiro
marco de fundação da EsEFEx situa-
se em 10 de janeiro de 1922 (Boletim
do Exército no 431- 20/01/1922)
quando se criou o Centro Militar de
Educação Física – CMEF na Escola de
Sargentos de Infantaria, Vila Militar –
RJ, como parte da nova Organização
do Exército. As atividades se iniciaram
sob os auspícios da Liga de Sports
do Exército, mas a Revolução de
1922 determinou seu fechamento não
chegando, portanto, a formar sequer
uma turma de instrutores.
1929. Sete anos após o fechamento do
CMEF, ocorreu uma visita do Presidente
da República Dr. Washington Luís,
à Escola de Sargentos de Infantaria,
acompanhado pelo Ministro da
Guerra, General Nestor Sezefredo dos
Passos. Entusiasmado com o trabalho
produzido com os alunos da Escola
de Sargentos de Infantaria, o Ministro
Sezefredo determina providências
imediatas para a criação do Curso
Provisório de Educação Física, anexo
à referida Escola. A condução dos
trabalhos foi entregue aos Tenentes
Ignácio de Freitas Rolim e Virgílio
Alves Bastos, que selecionaram uma
turma de 10 Ociais, 28 Sargentos e 20
professores públicos do então Distrito
Federal (hoje município do Rio de
Janeiro). Deste grupo saiu a primeira
turma de diplomados em Educação
Física do Brasil, considerando-se um
estabelecimento nacional e alunos
mili- tares e civis em igualdade de
condições discentes.
1930. Neste ano, como as instalações
da Escola de Sargentos de Infantaria
eram precárias para a parte náutica,
transferiu-se o núcleo formativo para
a Fortaleza de São João, Urca, local
que marca a fundação da cidade
do Rio de Janeiro no século XVI. Na
sua nova sede, o CMEF iniciou suas
atividades com a abertura dos cursos
de Instrutor, Especialização (Medicina)
e de Monitor.
1933. Na data de 19 de outubro, o
Governo Vargas pelo decreto 23252,
muda a denominação do CMEF
para Escola de Educação Física do
Exército, dando-lhe nova organização,
atualizando os seus currículos e
ampliando os seus objetivos. Desde
então, a EsEFEx assumiu uma função
de formadora, com atuação em todo o
território nacional, e frequentemente,
em condições pioneiras em diversas
regiões. Esta vocação para inuenciar
a Educação Física em escala nacional
– e mais tarde admitindo alunos do
exterior – passou por estágios distintos,
reetindo o próprio desenvolvimento
do esporte e atividades físicas de lazer,
ora em perspectiva militar (instrutores),
ora civil (professores e médicos).
1933 – 1941. Nesta primeira fase,
a EsEFEx compartilha tanto da
eugenia à época prevalecente no
país – reforçando ideais do povo
brasileiro como uma raça forte – como
da formação e especialização em
Educação Física e Medicina Esportiva
como uma contribuição prioritária
da EsEFEx para o desenvolvimento
institucional destas áreas de
intervenção prossional. Os marcos
deste período foram os seguintes:
criação, em 1929, do “Curso Provisório
de Educação Física”; fundação, em
maio de 1932, da “Revista
de Educação Física”, considerada
órgão ocial da EsEFEx; suporte, em
1939, para criação e desenvolvimento
da Escola Nacional de Educação Física
e Desportos – RJ; contribuição, em
1939, para a efetiva institucionalização
da Medicina do Esporte no Brasil;
criação, em 1936, da “Colônia
de Férias”, uma das atividades
precursoras do esporte recreativo
como inclusão social no país, sob
liderança do Capitão Ignácio de Freitas
Rolim e do Sargento Custódio Batista
Lobo.
1942 – 1967. Nesta segunda fase, a
ênfase situou-se no uso do esporte
para preparação do soldado; no
compartilhamento de cargos em
diversas confederações e federações
esportivas brasileiras; na organização
de eventos esportivos e publicações
diversas como livros, artigos e manu-
ais na área de Educação Física e
esporte. Os marcos deste estágio
foram os seguintes: realização
de estágios, cursos e simpósios,
permi-tindo acesso e atualização
prossional quanto aos principais
métodos de intervenção prossional;
ocupação efetiva de cargos e direção
de instituições da área por pessoal
legitimado pela formação prossional;
intercâmbio internacional, destacando-
se o XII Campeonato Mundial de
Pentatlo Militar em 1960, evento
esportivo de repercussão mundial,
no qual os encargos do treinamento
atlético e organização couberam à
EsEFEx; reedição da maior parte das
obras elaboradas pela EsEFEx, após
um convênio assinado com a Divisão
de Educação Física do Ministério da
Educação e Cultura, para efeito de
difusão no meio civil.