
Caro (a) Aluno (a),
Você vai enfrentar a penúltima
etapa desta longa jornada. Você
chegou até aqui e está pronto
para dar continuidade aos seus
estudos com as disciplinas deste
módulo, inclusive os estágios
(Estágio Supervisionado – 2º ciclo
do Ensino Fundamental) e, em
especial, a disciplina Trabalho de
Conclusão de Curso I (TCC I).
Seguindo as orientações do
projeto pedagógico do curso,
as disciplinas deste semestre
prosseguem no desenvolvimento
de competências do alunado, por
meio da articulação entre teoria e
prática, em especial o Estágio e o
TCC I.
Esta etapa é muito importante,
pois é nela que você tem
a oportunidade de iniciar o
coroamento da sua capacidade
de síntese das questões teóricas
e práticas que foram discutidas ao
longo do curso.
Você continuará a expressar a
sua capacidade, especialmente,
pela disciplina TCC I, cujo objetivo
primordial é a elaboração do
projeto acadêmico para o trabalho
de conclusão do curso.
Da nossa parte, na estruturação da
disciplina TCC I, faremos o melhor
para dar a você todas as condições
para o atingimento desta meta,
ou seja, elaborar o trabalho de
conclusão do curso.
Para atingi-la, além da sua
dedicação aos estudos, você pode
contar com as equipes de tutores
SOBRE O MÓDULO 7
É com imensa satisfação que apresento a você o sétimo
módulo do nosso curso, que representa uma síntese atualizada
dos conteúdos desenvolvidos para cada disciplina. Como no
Módulo 6, o conteúdo das disciplinas deste módulo é aplicável
à disciplina agregadora do período – Estágio Supervisionado
– Segundo Ciclo do Ensino Fundamental. A disciplina Trabalho
de Conclusão de Curso (TCC I) completa o módulo com
ideias que já foram despertadas em você ao longo do curso.
Pedagogia das Lutas e Artes Marciais – nesta disciplina,
consideraremos a realidade cultural na qual a sua escola está
inserida, para discutir e elaborar estratégias didáticas que
sistematizem os conteúdos das Lutas / Artes Marciais, numa
perspectiva crítica de educação. Para isso, exploraremos
dimensões históricas, losócas e conceituais das lutas;
as Artes Marciais, no seu sentido geral; as Artes Marciais
Japonesas e Coreanas; os desportos de combate antigos
e contemporâneos chineses; os jogos de combate e bem-
estar social, nalizando com o entendimento das lutas
no interior do Projeto Político-pedagógico da escola.
Educação Física e Saúde – discutiremos aspectos importantes
da saúde na sociedade contemporânea e o papel da Educação
Física neste contexto. Assim, abordaremos conceitos sobre
saúde, atividade física, Educação Física, dentre outros assuntos
ao tema. Com isso em mente, estudaremos os desdobramentos
da atividade física na prevenção e no controle de doenças e o
papel da Educação Física escolar como elemento formador
/ transformador do aluno e da sociedade rumo à obtenção
da saúde e qualidade de vida. Também pensaremos sobre
como incluir estes temas nas aulas e sobre o papel do
professor de Educação Física no contexto social atual.
Pedagogia da Dança Escolar – exploraremos aspectos
que ajudarão você a pensar sobre o signicado da arte e da
dança como expressões humanas, numa busca que extrapola
o aspecto prático e técnico dos estilos das danças e ritmos
especícos. A proposta é, a partir do signicado da dança,