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Glossário
Aprendizagem Cognitiva. Mudança
progressiva na habilidade de pensar,
raciocinar e agir. Porque as crianças são ativos
aprendizes multissensoriais, uma importante
parte do programa de Educação Física
Desenvolvimentista enfatiza a aprendizagem de
conceitos e a aprendizagem perceptivo-motora.
Categorias de Habilidades Motoras. Podem
ser divididas em locomotoras, manipulativas e
de equilíbrio. Dentro das habilidades motoras
fundamentais, exemplificamos: caminhar, correr,
chutar, saltar, equilibrar, rolar, rebater, driblar,
receber, arremessar (GALLAHUE, 1998).
Comportamento Motor. O estudo
dos mecanismos e dos processos de
aprendizagem, desenvolvimento e controle
de ações motoras, em Comportamento
Motor, assenta-se em uma visão sistêmica
do comportamento motor humano, isto é,
em um sistema organizado horizontalmente,
por meio da interação dos elementos que o
compõem – sensação, percepção, tomada
de decisão, programação e execução – e
estruturado verticalmente em múltiplos
níveis, assumindo característica do que é
comumente denominado de complexidade
organizada.
Crescimento sócio-afetivo. É o processo de
aprendizagem que amplia a capacidade da
criança de agir, interagir e reagir efetivamente
com outras pessoas, bem como consigo
mesma. Muitas vezes, isso é referido como
“desenvolvimento sócio-emocional” e é de
vital importância para a criança. Pais bons ou
ruins, ambientes culturalmente favorecidos ou
desfavorecidos e a qualidade e a quantidade
de estímulos irão influenciar amplamente na
visão que a criança terá de seu mundo.
Desenvolvimento Infantil. Segundo
a Biologia, refere-se às alterações da
composição e do funcionamento das células
(diferenciação celular), à maturação dos
sistemas e dos órgãos e à aquisição de novas
funções.
Desenvolvimento Motor. É a mudança
progressiva e contínua na capacidade
motora de um indivíduo, desencadeada pela
interação desse indivíduo com seu ambiente e
com a tarefa em que ele esteja engajado. Em
outras palavras, as características hereditárias
de uma pessoa, combinadas com condições
ambientais específicas (como, por exemplo,
oportunidades para prática, encorajamento
e instrução) e os próprios requerimentos
da tarefa que o indivíduo desempenha,
determinam a quantidade e a extensão da
aquisição de destrezas motoras e a melhoria
da aptidão dessa pessoa. (GALLAHUE, 1996).
Jogo Simbólico. Também chamado de “faz-
de-conta”, caracteriza-se por recriar a reali-
dade, usando sistemas simbólicos. Estimula
a imaginação e a fantasia da criança, favo-
recendo a interpretação e a ressignificação
do mundo real. É considerado, por diversos
autores, como fundamental para o desen-
volvimento, favorecendo a interação com o
outro e possibilitando a expressão das emo-
ções e percepções vivenciadas na relação
que a criança, estabelece com o mundo real.
Muitos autores acreditam que essa ativida-
de estimule o desenvolvimento psicomotor,
cognitivo, emocional, social e cultural das
crianças. Entre outros, Piaget valoriza a con-
tribuição do jogo simbólico para o desen-
volvimento cognitivo e afetivo-emocional. Já
Vygotsky, destaca a contribuição social pro-
porcionada por essa atividade.