Glossário
Alienação: apesar de ter várias definições,
a palavra alienação é usada nesse traba-
lho como sendo a diminuição da capacida-
de dos indivíduos em pensar em agir por si
próprio, seguindo os princípios e idéias de
outras pessoas ou de grupos dominantes.
Bom senso: diz respeito ao ato de racioci-
nar do ser humano com sensibilidade, ra-
cionalidade e prudência, o que possibilita
uma avaliação crítica de fatos e verdades.
Ciência: a palavra ciência vem do latim
“scientia” que quer dizer conhecimento.
Diz respeito a um sistema de aquisição de
conhecimento com a utilização de um mé-
todo científico.
Cooptação: processo pelo qual um indiví-
duo ou pequeno grupo recebe concessões
e privilégios para deixar de defender os in-
teresses da classe social a que pertence
e passar a defender aquele que lhe fez as
concessões. (ARANHA e MARTINS, 2002,
p. 52).
Ética: para Aranha e Martins (2002, p.
274) Ética vem do grego ethos, que tem o
mesmo significado de ‘costume’. Em sen-
tido bem amplo, a moral é o conjunto das
regras de conduta admitidas em determi-
nada época ou por um grupo de homens.
Nesse sentido, o homem moral é aquele
que age bem ou mal na medida em que
acata ou transgride as regras do grupo.
Filosofia: a palavra filosofia é compos-
ta por duas palavras gregas: “philo” que é
uma palavra derivada de “philia” que signi-
fica amizade ou amor e “sophia” que signi-
fica sabedoria. Portanto, pode-se definir a
palavra filosofia como amizade pela sabe-
doria ou amor pelo saber.
Ideologia: ciência que trata da formação
das idéias e da sua origem; conjunto de
idéias, crenças e doutrinas, próprias de
uma sociedade, de uma época ou de uma
classe, e que são produto de uma situação
histórica e das aspirações dos grupos que
as apresentam como imperativos da razão
(conceito disponível em http://www.pribe-
ram.pt/dlpo/dlpo.aspx. dicionário da língua
portuguesa on-line).
Imagético: que se exprime mediante ima-
gens ou que revela imagens.
Imaginário social: o imaginário social é
caracterizado por um conjunto de relações
imagéticas que atuam como memória afe-
tivo-social de uma cultura, capaz de ex-
pressar-se por ideologias e utopias, além
dos símbolos, das alegorias, dos rituais e
dos mitos. Esses elementos refletem e tra-
duzem a concepção de mundo, modelam
as condutas sociais e condicionam os esti-
los de vida. O imaginário social privilegia o
caráter social dos significados que consti-
tuem objeto de seu estudo.
Mito: a palavra mito vem do grego “mithós”.
Pode-se defini-lo como sendo uma explica-
ção dos principais acontecimentos da vida,
os fenômenos da natureza e a origem do
homem. Está sempre ligado a deuses, he-
róis e seres sobrenaturais e tenta explicar
uma determinada realidade.
Narcisismo: a palavra narcisismo refere-
se ao mito grego de Narciso e está relacio-
nado à característica da personalidade de
paixão por si mesmo.