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falam pra gente: “Não comenta nada”. Por mais que
não comente, eles vêem as
coisas, eles vêem que ficaram em química, física e inglês, e geralmente 3 matérias, bomba
direto. Aí, ah, não reprovou porque inglês tava no meio. Aí, vem a
progressão. Tem aula no sábado e agora eles não têm
nem que acompanhar a aula. Inclusive
são 8 encontros no semestre que substituem as aulas do ano inteiro, pra cumprir aquele
conteúdo que ele não conseguiu aprender, ou seja, o aluno tem que passar de qualquer jeito.
P.: Frustração, desânimo, desinteresse, desmotivação em relação à profissão:
P.: Anjos da Escola:
ANDRÉA:
Você acredita que no Estado tem um pessoal que coordena, que acompanha, que
dá um acompanhamento nas escolas. E
les são chamados de.., como é o nome deles? Bem, o
pessoal fala que eles são os Anjos da Escola, mas eles têm um outro nome. Eles
acompanham a escola em todas as áreas, a parte pedagógica, burocrática, pra ver se está tudo
certo, pra ver se tem alguma cois
a errada, um fiscal. No ano passado, no final do ano, um
pouquinho antes, você acredita que uma delas chegou e falou: “Gente, mas no Estado, vocês
sabem que tal e tal disciplina não reprova e até porque, gente, convenhamos, nenhum,
professor de inglês do Estado é capacitado pra dar aulas de inglês. Então por que
reprovar?” Você acredita? {surpresa}
Eu fiquei assim..., eu só não falei nada porque foi na
hora do recreio, assim, todo mundo estava lá, todos os professores. E depois eu descobri que
ela é professora de inglês, de português e inglês, formada em Letras. Aí eu fiquei, assim,
bem triste por essa situação. O que a gente
faz numa situação dessas? A pessoa está numa
posição acima da gente, é uma fiscal da escola e chega e fala uma coisa dessas...! T
de cima! O
lha o que eles estão pensando! Então tem hora que eu paro e penso “Gente, o que
eu estou fazendo aqui?” No dia tinha 3 professores de inglês. A gente
porque só ela estava falando, uma pessoa muito chata...! E outra coisa,
probatório, eu não podia falar nada, ou seja, “fica quieta que você está errada”, mesmo que
não esteja. Aí, passou. Mas continua essa mesma posição. Assim, a gente
jeito que dá e todas essas frustrações...
P.: Desejos de mudança de profissão:
ANDRÉA: Nossa esse
ano, quer dizer, do ano passado pra esse, eu pensei muito, assim, na
virada do ano,a gente
pára pra ver alguns valores, começa a pesar as coisas, aí, eu fiquei
pensando muito nisso, sabe... Gente, tem tanta
gente que trabalha com outras coisas e são
felizes, assim, pelo menos, recebem o salário delas no dia, sabe, não faz nada. Funcionário
público federal não faz nada e recebe aquele monte de dinheiro, sabe. Eu fiquei revoltada
hoje, porque eu tava assistindo
o jornal e os políticos estão querendo o aumento de novo, né,
23%, você acredita? Isso revolta... Ascensorista recebe mais de R$1.500,00 só pra ficar
descendo e subindo no elevador. Sério!...Então, tem hora que assim, ser professor tá difícil
porque ninguém valoriza a gente, sabe, a gente tem o nosso brio e tal e a gente quer
pelo menos a pose. Os próprios professores às vezes, desvalorizam-
eu paro pra pensar. No final desse ano, eu parei e não, eu vou começar a estudar pra p
concurso público federal, pra qualquer coisa e comecei a fazer esses concursos e tal, mas
gente não tem tempo, né, porque o tempo que a gente
tem gasta pra preparar prova, corrigir
atividade, corrigir tudo que precisa e ainda montar projeto, porqu
monte de coisa que eles inventam pra gente ocupar o tempo. Tem trabalhos coletivos aos
sábados, que a gente tem que ir porque são trabalhos da escola que a gente
como orientações pedagógicas, de estudo e tal.. Sã
o muito importantes! Eu vejo que o