8
ÍNDICE DE FIGURAS
Fig. 1 Escala de intensidades em tonalidades cinza. ................................................................... 24
Fig. 2 Escalas cromáticas, segundo a Teoria das cores de Goethe. ............................................. 25
Fig. 3 Esquema do DESENVOLVER......................................................................................... 34
Fig. 4 Esquema1.......................................................................................................................... 35
Fig. 5 Esquema2.......................................................................................................................... 36
Fig. 6 Vista aérea do Forte São Marcelo ..................................................................................... 38
Fig. 7 Amuleto que representa o Sapo e a rocha de “El Sapo” na beira do Lago Titicaca .......... 40
Fig. 8 Tecido da cultura Jalq’a – Bolívia ..................................................................................... 41
Fig. 9 Merzbau de Kurt Schwitters. 1923.................................................................................... 44
Fig. 10 Yves Klein, Salto no vazio 1960...................................................................................... 45
Fig. 11 Robert Smithson Spiral Jetty (pier ou cais espiral) 1970 .................................................... 46
Fig. 12 imagens das linhas de Nazca. Entre 200 a.C. e 600 d.C ................................................ 47
Fig. 13 Espaços rituais Projeção do Vulcão Licancabur- Bolívia................................................. 48
Fig. 14 Esquema do passo do sol nas ruínas de Uaxactún - Guatemala..................................... 49
Fig. 15 Obra de Edith Derdyk, 1999 .......................................................................................... 52
Fig. 16 Milhas de barbantes. Marcel Duchamp, 1942................................................................ 52
Fig. 17 Reticularea, Gego, 1968.................................................................................................. 53
Fig. 18 José Damasceno, Snooker, 2001....................................................................................... 56
Fig. 19 Dois momentos da queima da mesa ritual ..................................................................... 60
Fig. 20 Como explicar quadros a uma lebre morta. Joseph Beuys, 1965 ................................... 62
Fig. 21 Saxraña............................................................................................................................. 66
Fig. 22 Objetos achados no interior dos novelos........................................................................ 72
Fig. 23 A wakaycha da minha avó................................................................................................ 73
Fig. 24 aruma, no se cansa de pedir desejos. VigaGordilho, 2007............................................. 77
Fig. 25 Kimsooja em performance com os bottaris...................................................................... 78
Fig. 26 Las animas, La Paz- Bolivia............................................................................................... 79
Fig. 27 Sala Wakaychas, instalada no Forte São Marcelo........................................................... 82
Fig. 28 Sala VER durante a exposição no Forte São Marcelo. ................................................... 87
Fig. 29 Kimsooja, Needle Woman. 2005....................................................................................... 93
Fig. 30 Nam June Paik, Zen for TV............................................................................................ 103
Fig. 31 Trânsito entre intensidades........................................................................................... 112
Fig. 32 K’isas de um tecido tradicional da Bolívia. ................................................................... 113
Fig. 33 Tullmas de Ch’allapampa.Lago Titicaca........................................................................ 115
Fig. 34 Esquema do processo ritual da “cura pelo arco-íris”..................................................... 116
Fig. 35 Durante um dos mutirões convocados para ENVOLVER........................................... 118
Fig. 36 Barbantes tingidos......................................................................................................... 118
Fig. 37 Obra de Jesús Soto........................................................................................................ 120
Fig. 38 Montagem da série chiris na Sala DESENVOLVER..................................................... 121
Fig. 39 Lugares onde foi tecido o tear....................................................................................... 126
Fig. 40 Tocoyal de Almolonga - Guatemala. ............................................................................. 127
Fig. 41Fuso ou puschka.............................................................................................................. 133
Fig. 42 Faixa tecida.................................................................................................................... 137
Fig. 43 Variedade de fusos. ....................................................................................................... 145
Fig. 44 Imagem do processo de enfiado.................................................................................... 146