253
ANEXO 3
Quadro 4: A Agenda Educacional Mundial Comum e a Agenda Globalmente Estruturada para a Educação
Cultura educacional mundial
comum
Agenda globalmente estruturada para a educação
Globalização
A sociedade ou a política
internacional é constituída por
Estados-nação individuais e
autônomos, uma comunidade
internacional.
Implica forças econômicas operando supra e transnacionalmente
para romper/ultrapassar as fronteiras nacionais, ao mesmo tempo
que reconstrói as relações entre as nações; através de pressões
econômicas, políticas, etc.; é/foi construída através de três
conjuntos de atividades relacionadas entre si – econômicas (hiper-
liberalismo); políticas (governação sem governo) e culturais
(mercadorização e consumismo); e parte dos três principais
ajuntamentos de Estados – Europa, América e Ásia; e resultou
do colapso da alternativa formal ao capitalismo e da aceleração dos
processos de mercadorização de todas as coisas.
Cultura
Mundial
A comunidade internacional implica
uma cultura partilhada de forma
igualmente acessível bem como um
conjunto de recursos em alto nível de
generalidade;
Os Estados têm sua atividade e as
suas políticas moldadas por normas e
culturas universais.
Mas “partilham a preocupação como o controle e concordam sobre
certas regras do jogo. Competem ferozmente para fazer avançar o
conjunto de acordos globais que lhes sejam mais favoráveis, mas
reconhecem que, em última análise, dependem da existência de um
mundo que seja seguro para o prosseguimento da procura do lucro
e não de um mundo que seja seguro para perseguir o seu lucro
próprio a expensas de outros”.
Educação
Parte de modelos universais (os
estilos de professores, técnicas de
gestão das organizações e diferentes
ideologias) e as diferenças no interior
das realizações locais são limitadas e
no âmbito do quadro cultural mais
amplo.
Deve centrar na resposta de três questões: a quem é ensinado o quê,
como, por quem e em que circunstâncias?; como, por quem e
através de que estruturas, instituições e processos são definidas
estas coisas, como é que são governadas, organizadas e geridas?
Quais são as consequências sociais e individuais destas estruturas e
processos?
Como a
globalização
afeta a
Educação e
os sistemas
educativos
nacionais
O desenvolvimento dos sistemas
educativos nacionais, e as categorias
curriculares se explicam através de
modelos universais de educação, de
Estado e de Sociedade, mais do que
por fatores nacionais distintos;
As instituições são moldadas a um
nível supra-nacional através de uma
ideologia do mundo dominante
(ocidental); e que ao se construírem
dão um sentido às entidades nacionais
modernas e sua ação, tendo um
sentido mais amplo e universal.
Pela força diretora da globalização (agenda) ao procurar
estabelecer seus efeitos, ainda que mediados pelo loca, sobre os
sistemas de ensino; seu estudo deverá centrar-se nos “princípios e
processos da distribuição da educação formal, na definição,
formulação, transmissão e avaliação do conhecimento escolar e em
como estas coisas se relacionam entre si”, para descobrir como é
que “estes processos são financiados, fornecidos e regulados e
como este tipo de governação se relaciona com concepções mais
amplas de governação” e como é que “estas estruturas e
processos” (sistemas educativos) “afetam as oportunidades de vida
dos indivíduos e grupos e a totalidade das relações dos sistemas
educativos com as coletividades e instituições sociais”. Portanto, os
componentes chaves do sistema educativo (e de seu estudo) seriam:
conceito de mandato, capacidade e governação e sua inter-
relação.
Agenda
A ação econômica, educacional ou
política é legitimada em afirmações
gerais de progresso, justiça e ordem
natural; as reivindicações e definições
institucionais se assemelham em
quase todos os lugares (pois as
diferenças entre as “realizações
particulares resultam de organização
dessa realização a partir de ênfase
variável ou das interpretações de
regras institucionais mais gerais”.
É um conjunto sistemático de perguntas incontornáveis para os
Estados-nação enquandrados por sua relação com a globalização;
são dispositivos político-económicos para a organização da
economia global; manter o sistema; ou seja, os factores globais
enquadram a agenda do Estado e de seus componentes, no apoio ao
regime de acumulação, assegurando o um contexto que não iniba a
expansão e forneça uma base de legitimação para o sistema como
um todo.
Meyer Dale
Fonte: Dale (2001)